joãobasílio
Humor na veia, toda vida.
Faço graça desde menino - o que me faz ser menino até hoje, no bom sentido. Fiz Publicidade e Jornalismo, sou professor universitário, mas em tudo que fiz e faço, o humor sempre foi uma escolha, um ímã, praticamente uma doença. Fiz roteiros de programas de rádio, de shows de auditório, de vídeos, sempre botando graça em quase tudo. Tive uma banda de humor, The Jingles, que divertiu um pessoal e ganhou uns prêmios nos vinte anos em que pairou por aí.
A comédia stand up veio no final de 2009. De lá pra cá, foram mais de duas mil apresentações (segundo o método Túlio Maravilha de Cálculo) e umas 500 apresentações (segundo estimativa da polícia militar), com shows, em grupo ou solo, em Belo Horizonte, interior de Minas, Bahia, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Tive o prazer de dividir o palco com nomes como Danilo Gentili, Marcelo Mansfield, Fábio Porchat, Fernando Caruso, Léo Lins, Cláudio Torres Gonzaga, Marcos Castro, Carol Zoccoli, Fábio Lins e muitos outros.
Fiz parte do grupo Os Comédia. Atualmente integro o grupo Desculpa Qualquer Coisa, do qual sou um dos fundadores com Bruno Berg, Bruno Costoli e Thiago Carmona. Com o Desculpa, além das apresentações de stand up, temos a peça "Desculpa, não estamos na TV".
No rádio, fiz humor na 98 FM e na Inconfidência AM, com esquetes, paródias e piadas sobre notícias.
Sou ator profissional (DRT-MG 9933), com cursos de teatro e improvisação.
Na TV, participei do programa Tudo É Possível com Ana Hickmann (Rede Record), competindo nos concursos "Melhor Comediante do Brasil" e "Maratona do Humor".
Também fui entrevistado e participei do quadro "Rodada da Noite" do programa The Noite com Danilo Gentili (SBT).
De 2012 a 2015, escrevi uma coluna semanal de humor político no jornal Super, o mais vendido do Brasil, em parceria com o chargista Duke.
Faço apresentações em grupo, em shows solo e em eventos empresariais.
Para mais informações sobre apresentações para empresas, clique aqui.
"Maratona do Humor", programa Tudo é Possível. Com Ana Hickmann e vários comediantes.
Concurso de humor do programa Tudo é Possível
Com Christiano Junqueira, Bella Marcatti, Mário Alaska e Glauber Cunha
"Maratona do Humor", programa Tudo é Possível. Com Ana Hickmann e vários comediantes.
Cena "Pequenas Empresas, Pequenos Negócios". Com Bruno Berg e Thiago Carmona
Teatro
Ator profissional (DRT-MG 9933), com cursos de teatro e improvisação. Coautor e ator da peça "Desculpa, não estamos na TV", do Desculpa Qualquer Coisa. Criador de personagens cômicos: Marco Marquim, Seu Juvenal Funkeiro, Gilso Flanelinha, Necésio e Jojoba da Bahia. Roteirista do espetáculo cênico-musical "Mulheres de The Jingles".
The Jingles
Banda de humor inativa. Esteve por aí entre 1992 e 2012, fazendo rir com música - principalmente jingles próprios, criados para produtos reais e fictícios. João Basílio foi o principal compositor da bagaça, além de tecladista e produtor. Ganhou uns prêmios: Festival Pro-Fest 1995, Guerra de Bandas 1996, 2º lugar no FestValda Brasil 1999, Forró de Curvelo 2005. Gravou um CD, "O Dia em Que Faremos Contrato". Montou um espetáculo cênico-musical, "Mulheres de The Jingles" (2002).
"O dia em que faremos contrato" (1999)
Fred Jamaica, Gustavo Coelho, Torino, João Basílio, Dane Luz, M. Mastur e Fred Vieira
"O dia em que faremos contrato" (1999)
Humor político
Coautor da página "Aprontou Agora Aguenta", publicada às quintas-feiras no jornal SuperNotícia, o mais vendido do Brasil, em parceria com o chargista Duke. A página existiu de 2012 a 2015.
Clique na imagem para ler
Charges (parceria com Duke)
Sobre o novo sistema de ônibus de BH
Sobre o novo sistema de ônibus de BH
Na internet
Doses diárias (às vezes overdose) de humor no Facebook e Twitter. Siga:
www.facebook.com/joao.basilio1